.

Seja Bem Vindo ao UNIVERSO!


16 de jan de 2011

Sol, Fonte da Vida I

Desde o inicio dos tempos a humanidade compreende que a luz, o calor e a energia do Sol são extremamente necessários para a manutenção da vida. Tomar sol ajuda a fixar nutrientes, nos aquece (sem ele, não haveria vida na Terra) e deixa-nos saudáveis. Por sua causa temos as estações do ano, dias e noites, etc.
Ciente disso, sempre pesquisamos, estudamos e até mesmo o adoramos, religiosamente, através da história. Existem registros de que há milênios as civilizações conhecem a importância do Astro-Rei. Ele está presente no Hino a Aton, composto por um faraó da XVIII Dinastia, Akhenaton.
Aparece em inúmeras mitologias e culturas, sendo representado pelo deus Ra, no reinado de Akhenaton, por Aton; como Apolo, na mitologia grega, conduzindo o Carro do Sol, todos os dias pelo céu assim como o deus Hélios; além dos babilonios, incas, maias... praticamente todas as religiões e culturas que já existiram estão de alguma forma relacionadas com o Sol. Ele também foi fonte de inspiração para poemas, sonetos, prosa e todos os tipos de literatura, mesmo que sem destaque, mas com comentários sobre um aspecto solar em capítulos de alguns romances.
Para encerrar esta postagem, gostaria apenas de fazer uma pequena observação: a maioria das religiões antigas que consideram o Sol uma entidade são politeístas, com excessão de Aton, venerado por Akhenaton e que teria sido a primeira noção de monoteísmo da historia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário